terça-feira, 11 de setembro de 2012

Caminho Francês | Etapa 9 - Manhã | Palas de Rei a Santiago de Compostela

67,21 Km
28.07 | T. de deslocação 04:56:34 | Vel. Média 13,6 Km/h | Vel. Máxima 44,9 Km/h 


Muito frio nessa manhã. Em poucos quilómetros chegámos a Melide, uma povoação com cerca de 10.000 habitantes e com uma interessante ponte medieval.


Já faltavam poucos quilómetros para Compostela.

Tal como no dia anterior, o caminho prossegue através de um contínuo “sobe e desce” entre paisagens marcadas pela imensa vegetação. O caminho cruza também, algumas pequenas aldeias.
 


Com menos acidentes topográficos a progressão revela-se mais fácil que no dia anterior. O terreno envolvente apresenta contudo, características semelhantes.

O monte do Gozo é conhecido por ser o local a partir do qual os peregrinos conseguem visualizar pela primeira vez o local do seu destino. Fica já muito perto da cidade.
 



A entrada na cidade de Compostela foi feita de forma muito tranquila, sem pressa. Começava a despedida ao caminho.



A credencial que viajou desde Saint Jean Pied de Port até Santiago, com todos os carimbos da viagem.

Finalmente a chegada à Praça Obradoiro.

As emoções misturam-se à porta da Catedral. Por um lado, a enorme satisfação pela finalização da tarefa um sentimento de “dever cumprido”. Por outro lado, alguma nostalgia, porque afinal de contas passaram tão rápido estes dias!

De seguida fomos tratar da compostelana, que é um certificado emitido perante a apresentação da credencial carimbada na viagem e finalmente fomos almoçar.
 
  

Sem comentários: