terça-feira, 19 de abril de 2011

Caminhos Santiago

Surgiu a ideia de fazer este ano, os caminhos de Santiago de bicicleta. O grupo que se costuma encontrar semanalmente para os lados de Valongo para praticar BTT, reuniu esforços e fez os preparativos necessários para enfrentar o desafio.

Viajar com todos os itens indispensáveis para uma viagem deste género implica uma boa preparação porque um dos objectivos, foi desde logo, realizar a viagem em autonomia total. O que levar, como carregar essas coisas, preparação mecânica da bicicletas, análise do percurso e dos locais para pernoitar foram algumas das questões que foram sendo resolvidas durante a fase de preparação, que decorreu sensivelmente durante os dois meses imediatamente anteriores à viagem.

Dividimos em duas parte os itens a transportar. Os itens de ordem pessoal e os itens do grupo para evitar a repetição de objectos. Ao nível dos itens do grupo objectos como bombas, ferramentas, entre outros foram pesados e distribuídos entre todos.

O peso das bicicletas que se situa entre os onze e os treze quilogramas passou com os alforges carregados, para uns intimidadores vinte e poucos. A dinâmica que as bicicletas apresentam e a forma como se comportam com os alforges também muda. Obviamente o peso envolve mais esforço, o esforço de travagem aumenta, particularmente nas descidas mais acentuadas e obriga que as trajectória sejam mais cautelosas. O único ponto aparentemente positivo associado ao acréscimo de peso é o aumento de tracção nas subidas.

A escolha dos dias para realizar o percurso também pode ser complexa porque à distancia de dois meses as previsões climatéricas são muito incertas. A escolha do fim-de-semana de 16, 17 e segunda-feira 18 de Abril acabou por revelar-se acertada, não esteve demasiado calor e acima de tudo não choveu

Sem comentários: